Maria Sampaio

Nasci em Salvador/Bahia em 23/04/48, fui registrada MARIA GUIMARÃES SAMPAIO.
Fotografo como amadora desde menina, mas me formei em economia. Em 1979, já passada dos 30, assumi a fotografia profissionalmente. A partir de 1997 (pô! vinte anos depois) chegante aos 40 escrevo memórias, aprendo a cozinhar ainda acrescento criação gráfica à atividade profissional.
Aos 50: o primeiro romance – no intervalo, contos, pesquisas. Aos 60 ganhei o único prêmio “Talentos da Maturidade” com o conto El-Vira.
Lá vou, como na canção: “assim se passaram dez anos”.
 Em 2009, com muita alegria, a P55, uma editora baiana, me convida, lá vou eu… para as “Cartas Bahianas”. O Continhos para cão dormir original é um livreto doméstico, virou blog e agora aparece em letra de livro. A maior alegria em ser blogueira é ter leitores. http://continhosparacaodormir.blogspot.com “photographia&escrita – perdida entre ficção e realidade”, desde junho 2008 – além de leitores de palavras, de imagens.
Mostro coisas e loisas de meu arquivo fotográfico e fotografo PARA o blog. Sinto um prazer inenarrável em escrever, escrevo para ser lida. O leitor do blog é palpável, contável – ainda comenta no pé do escrito. Com a fotografia não sentia essa fome de olhador.
Fiz apenas uma expo individual, participei de algumas coletivas, publiquei um livro. Parece que desde menina queria mesmo era ser escritora. Na faculdade de economia fantasiava tanto na escrita dos trabalhos… a ponto de receber esculhambação das fraidas bailas e gradins da vida – jamais de Jairo Simões ou João Baptista – grandes mestres. Pela editora Record – à qual fui apresentada por Paloma Jorge Amado, amiga-irmã, publiquei dois romances, Rosália Roseiral em abril de 2008 e Estrela de Ana Brasila em agosto de 2004.
In A Fotografia na Bahia 1839-2006, projeto dos remanescentes colegas da Fotobahia, é meu o texto (pesquisa e curadoria) Da Photographia à Fotografia – 1839/1949.
Adoro palestrar, e o faço tanto sobre a escrita como sobre o câncer, por exemplo: Fotografia & Literatura no Sabor & Saber, 2007; Não fumar no auditório do Hospital Aristides Maltez, 2006; Com a Palavra o Escritor na Fundação Casa de Jorge Amado, 2005; Direitos do portador de neoplasia maligna no auditório do Hospital Português, 2004…
Difícil dar conta de publicar o que tenho pronto: “Coleção Mirabeau Sampaio – a certidão de nascimento da escultura brasileira” pesquisa, texto e fotografia; “Mal-me-quer-Bem-me-quer” teatro: memória romanceada de um câncer; “Meus amores cachorrais” fotografias ilustradas por depoimentos dos cães; “Renca feminina guardiã de papeladas recordações” (romance).
E não paro de trabalhar, atualmente estou com um romance em ponto de descanso e outro em plena escrita diária.
Fotografias de minha autoria ilustram livros e capeiam discos de gente bacana como Mabel Velloso, Paloma Jorge Amado, Aninha Franco… Almiro Oliveira, Caetano Veloso, Edith do Prato, Jussara Silveira, Luciano Salvador Bahia, Maria Bethânia…

Algum tempo para cá me espelho na canção de Gonzaguinha: viver e não ter a vergonha de ser feliz.

Anúncios

2 Respostas para “Maria Sampaio

  1. Nélia Padilha Silka

    QUERIDA AMIGA DE INFÂNCIA E COLEGA DE FACULDADE MARIA:
    SINTO DEMAIS A SUA FALTA; COMO TERIA GOSTADO DE REVÊ-LA PARA CONVERSARMOS MAIS DO QUE NOS E-MAILS TROCADOS, E REVER TAMBÉM OS SEUS LINDOS E VIVÍSSIMOS OLHOS VERDES.
    QUE SAUDADE, MINHA AMIGA!

  2. você não precisa de currículo, tira isso daí! você é você e basta! beijos, querida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s