Paloma Jorge Amado

Nasci em Praga, República Tcheca, em agosto de 1951, durante o exílio de meus pais, Zélia Gattai e Jorge Amado.

Brasileira nata, segundo nossas leis, não tinha um Estado para chamar de meu, até que tive a alegria de ser feita cidadã Soteropolitana, pela Assembléia Legislativa da Cidade do Salvador. Tenho orgulho de ser baiana.

Sou mãe de Mariana e Cecília, avó de Nicolau e de Felipe, irmã de João Jorge e mulher  de Pedro José Entio.

Há 20 anos eu me dedico ao trabalho gráfico, à editoração e a escrever livros. Dos oito títulos publicados, três são livros de cozinha; um, em conjunto com meus primos, é uma história para adolescentes (A N@ve de Noé); e quatro são biográficos. 

Tio Tomás é  o meu primeiro livro de literatura infantil que levo a público, tenho outros dois prontos, desejando publicação: Azul e Rosa, ambos ilustrados por mim.

Pedro José e eu vivemos uma história de amor singular, pois fomos namorados nos anos 60, ele argentino, vivendo em La Plata, eu vivendo no Rio Vermelho, encontros difíceis, longas separações, até que veio o adeus.

Adeus? Não, parecia adeus, mas foi um até logo. Nos perdemos por 40 anos, e voltamos a nos encontrar, já divorciados em 2006. Estamos casados há 2 anos e sempre pensamos em, juntos, trabalhar em literatura: ele conta as histórias e eu escrevo. Esperamos que Tio Tomás seja o primeiro de uma série, que misture nossas experiências brasileira e argentina.

10 Respostas para “Paloma Jorge Amado

  1. Que Deus ilumine suas ideias abraço bjs

  2. Nélia Padilha Silka

    QUANDO FOR À BAHIA, NÃO DEIXAREI DE IR À ENCANTADORA CASA DO RIO VERMELHO, ONDE ESTIVE MUITAS VEZES COM DR. MIRABEAU, DONA NORMA E MARIA – QUERIDA AMIGA. ARTUR ERA O MEU COLEGA NO PRIMÁRIO: MARIA NA FACULDADE, AMIZADE DE INFÂNCIA. ADOREI E TENHO MUITO CARINHO PELO LIVRO SEU E DE MARIA: FRUTAS E FOTOS. VOU COMPRAR O DE RECEITAS, MORANDO EM CURITIBA E COM VONTADE DA COMIDA BAIANA…
    ESPERO REVER E FALAR COM VOCÊ, PALOMA; TALVEZ TENHA ATÉ UMA SURPRESA SOBRE SEU PAI.
    UM GRANDE ABRAÇO.

  3. Paloma,
    é com mmuito orgulho e alegria que digo , por sua causa recebi de meu padrinho esse lindo nome, ele esteve na Bahia e conheceu seu pai , e quando ouviu seu nome achou muito bonito, minha mãe não havia escolhido um nome para menina, então ele sugeriu o nome , minha mãe amou de primeira, um grande abraço minha amada Paloma Amado de sua xara rsrsrs Paloma Almeida!!
    Não consigo me imaginar com outro nome!!

  4. Nanci Oliveira Santos

    PALOMA, MINHA FILHA FEZ O VESTIBULAR DA UNIJORGE E PASSOU
    EM DECIMO PRIMEIRO LUGAR PRA DIREITO, E NÃO FOI CHAMADA ME
    AJUDE Á CONSEGUIR UMA VAGA, EM 08.02.2014 DATA DO VESTIBU
    LAR, NANCI

  5. Olá Paloma, estou procurando o livro A comida baiana de Jorge Amado e não encontro em nenhum lugar. Você pode me ajudar? Meu e-mail é Obrigada

  6. muito bonito seu texto e sua historia de vida meu nome e Romeu Neto e estou escrevendo um trabalho sobre a bahia fazendo uma homenagem ao seu pai escritor do qual gosto muito quero ter um contato com voce para me ajudar neste trabalhomeu e mail e rfsneto@yahoo.com.br epero resposta.
    romeu

  7. Oi Paloma meu nome é Anna Clara a minha vó chama Maria de Lourdes.Ela trabalha para a sua sobrinha a Camila.
    Bjssss

  8. meu nome é gabriel, e eu e um pequeno grupo de 5 estamos fazendo um filme sobre seu pai jorge amado, e gostaríamos muito de marcar alguma entrevista pessoalmente ou por telefone, qualquer coisa do genero. estamos representando a escola liessin barra.
    qualque coisa para a gente seria muito útil, qualquer informacão por favor, gostaríamos muito.

  9. paloma eu sou do colegio a liessin no rio de janeiro e estamos fazendo um trabalho sobre o seu pai nos gostariamos de te alguma informacao

  10. Paloma,
    que história linda a sua e do Pedro! Parabéns pelo reencontro, muita luz, paz e muito amor nessa caminhada a dois.

    Bjs
    Selma (Canudos)!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s